segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Bacia do São Francisco


O rio São Francisco nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais. Depois de atravessar terras de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, desemboca no oceano Atlântico, na divisa desses dois últimos estados. É navegável nos trechos entre os estados de Minas Gerais e Bahia. Atravessa áreas de clima semi-árido (o Polígono das Secas), tornando-se fundamental para as populações que residem ao longo do seu percurso. A criação de gado sempre foi a atividade econômica tradicional em suas margens, desde a época colonial. Recentemente, projetos agropecuários em Juazeiro (Bahia) e Petrolina (Pernambuco), estão produzindo melão e uva através da prática da agricultura irrigada. Além de favorecer a agricultura, o rio São Francisco, tipicamente de planalto, tem alto potencial hidrelétrico, com usinas que abastecem cidades, tanto da região Sudeste como da região Nordeste. As principais são: Três Marias, Sobradinho e Paulo Afonso.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Rio São Francisco é também navegável no trecho desde as imediações da cidade de Piranhas no estado de Alagoas até a foz nas imediações de Brejo Grande no estado de Sergipe

Anônimo disse...

A Bacia do São Francisco conta também com a Represa e Usina Hidrelétrica de Xingó situada a aproximadamente 70Km(nos Município de Canindé do São Francisco em Sergpe e de Piranhas em Alagoas) a jusante da Represa e Hidrelétrica de Paulo Afonso.